A Síndrome do Pânico é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero de que algo ruim aconteça. Ela pode ser desencadeada após situações de estresse extremo, como um assalto, seqüestro ou um grave acidente. Esses tipos de situações causam mudanças no cérebro, que levam o indivíduo a desenvolver a Síndrome.
As crises de medo agudo acontecem de modo recorrente e inesperado. Além disso, são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as conseqüências desses ataques, seja dificultando a rotina do dia a dia, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração.
Com passar do tempo as crises de pânico tendem a se tornar cada vez mais freqüentes, causando limitações e reclusões, devido ao avanço da doença.
Conhece alguém ou possui esses sintomas? Para te ajudar a reconhecê-los listamos 5 manifestações físicas e mentais da síndrome do pânico. Veja a seguir:
1)Vertigens e tonturas
Você já teve a sensação de que tudo à sua volta estava girando, ou se sentiu tão tonto a ponto de achar que iria desmaiar? Este é um sintoma comum em uma crise de pânico. Vertigens ou tonturas tendem a deixar o indivíduo angustiado, já que este tem a sensação de que a qualquer momento pode perder o controle e desmaiar.
2)Alterações respiratórias
Uma das manifestações do ataque de pânico é a falta de ar e a respiração rápida. É comum o individuo sentir medo de parar de respirar devido às alterações respiratórias. Por isso, é importante ficar atento a esse sintoma. Observe se essas alterações acontecem em situações ou lugares específicos. Caso aconteçam, podem ajudar a identificar a fonte do problema.
3)Manifestações cardiovasculares
Você sabia que dores no peito e palpitações são muito comuns quando a crise de pânico ocorre?
O nível de estresse na crise é tão alto que caracteriza taquicardia (batimentos acelerados e intensos do coração). Embora seja um sintoma da Síndrome do Pânico, é recomendado analisar o histórico do individuo, um check-up pode ajudar a sanar as dúvidas.
4) Preocupações obsessivas e pensamentos indesejados
Já se pegou pesquisando sintomas na internet porque achava que algo na sua saúde estava errado? Neste momento, por exemplo, você está lendo este artigo e pode até ser que se identifique com alguns dos sintomas que listamos.
Evidentemente que todos nós temos estes tipos de pensamentos e, em alguns momentos podem fazer sentido e até serem benéficos. Mas quando são recorrentes, incisivos e em retorno temos consciência que nos afetam negativamente, lidar com eles pode ser um tormento, como por exemplo, medo de morrer, de desenvolver doenças, ou até mesmo achar que está enlouquecendo.
5)Tensão muscular e tremores
Tensão e tremores são outras manifestações que podem acontecer quando ocorre uma crise de Pânico. Se você sente que fica excessivamente tenso, mesmo que não tenha motivos aparentes, é aconselhável que se dê atenção para quais momentos isto acontece.
Tratamento
Identificou-se com os sintomas? Então consulte seu médico imediatamente! Só ele poderá avaliar com propriedade se seus sintomas são devido a um transtorno de ansiedade ou de outra condição médica.
Segundo a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), as duas principais formas de tratamento da Síndrome do Pânico são por meio de psicoterapia e medicamentos. Dependendo da gravidade, preferência e do histórico do paciente, o médico poderá optar por um deles ou até mesmo por ambos.
O pânico, como toda a doença psiquiátrica não dá pintas vermelhas na cara como o sarampo nem 39º C de febre. Por isso, é muito comum a família entendê-lo como uma forma de fraqueza moral e de falta de personalidade e reagir da seguinte maneira: “Eu também não gosto de trânsito, mas vou trabalhar todos os dias”. Por isso, é de importância fundamental para o tratamento a conscientização da família. Grupos de auto-ajuda, livros sobre o assunto ou mesmo a internet podem ser úteis para que os familiares entendam a natureza da doença.
Em todos os casos, se em algum momento se sentir inseguro, com dúvidas ou mesmo na hora em que a crise de pânico ocorrer, a Orientação Médica por Telefone é uma ótima alternativa. Nele você pode receber as orientações necessárias no momento em que preferir!
Você se sente seguro em casos como este?
Caso não esteja, ligue agora para (44) 3227-9156 e informe-se sobre como se sentir seguro a qualquer momento!